O que é?
A Psicanálise com crianças e adolescentes e a psicoterapia psicanalítica (ou psicodinâmica) são abordagens especializadas para trabalhar com crianças, adolescentes e suas famílias.
Uma literatura empírica em evolução que apoia a eficácia das abordagens psicanalíticas no tratamento de crianças e adolescentes fez importantes contribuições para nossa compreensão de como estes pacientes podem ser ajudados por essa abordagem.
O tratamento psicanalítico ajuda a criança ou adolescente a entender e gerenciar seus sentimentos de maneira mais eficaz; reconhecer e mudar estratégias de enfrentamento inadequadas; e reexaminar sentimentos negativos sobre si mesmo e sobre os outros.
O objetivo do tratamento não é simplesmente superar as dificuldades imediatas, mas ajudar cada criança ou adolescente a alcançar seu pleno potencial em todas as áreas da vida e construir uma força e resiliência profundas e duradouras.
Muito desse trabalho é realizado pela construção de uma relação forte e de confiança com o analista, que se torna um parceiro da criança e da família na compreensão das lutas e capacidades da criança.
A análise de crianças e adolescentes depende muito do trabalho com os pais em todas as fases do tratamento.
Além de ajudar a criança a retornar ao caminho do desenvolvimento normal e saudável, a psicanálise tem como objetivo fortalecer e restaurar o relacionamento entre a criança e os pais para um relacionamento mais normal, amoroso e mutuamente gratificante.
A consulta com um especializado pode ajudar a determinar se essa forma de tratamento seria mais adequada para as necessidades únicas da criança.
Quem é um Analista de Crianças e Adolescentes?
Estes analistas são profissionais com uma sólida formação no tripé psicanalítico e treinamento extensivo adicional em compreender o desenvolvimento infantil e como a mente de uma criança ou adolescente funciona.
Em virtude de sua formação, tais analistas são particularmente sensíveis aos múltiplos fatores (incluindo biológicos, genéticos, neurológicos, familiares e sociais) que influenciam o desenvolvimento da personalidade de uma criança.
Os psicanalistas estão conscientes da importância de desenvolver uma compreensão integrada da interação complexa de todos esses fatores na determinação da trajetória de desenvolvimento única de cada criança.
Essa compreensão pode ser usada para desenvolver um plano de tratamento individualizado especificamente adaptado às necessidades particulares de cada criança.
Os psicanalistas especializados com estes pacientes também são treinados para estar particularmente atentos à importância do relacionamento entre pais e filhos para o desenvolvimento da criança. Como resultado, eles veem a colaboração ativa com os pais como um aspecto crucial do tratamento.
Fonte: https://apsa.org/child-adolescent-psychoanalysis
COMENTÁRIOS